Frete Gratis Frete Grátis Para os estados do RJ e ES Ate 6x Sem Juros Até 6x Sem Juros no Cartão Compromisso Pague com Pix Ganhe Desconto clube-manaus Manaus Mais O Clube do Caminhoneiro

Dunlop consolida a governança ambiental e atinge a marca de Aterro Zero

Balcão Automotivo - 07/06/2023

Todo resíduo gerado em sua fábrica é reciclado, reutilizado ou tratado.

Redação Balcão Automotivo

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sumitomo Rubber do Brasil, detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no país, reitera seu compromisso em promover a governança ambiental e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável. A fábrica, localizada na Fazenda Rio Grande no estado do Paraná, destinou mais de 1.000 toneladas de resíduos para diversos processos de reutilização durante o primeiro trimestre deste ano. Os resíduos gerados são reutilizados para fabricação de outros produtos de borracha e reciclados aumentando a ciclo de vida dos materiais.

Em 2022, a fabricante de pneus atingiu a meta de Aterro Zero, ou seja, 100% dos resíduos gerados são reutilizados, reciclados e tratados. Esta importante conquista segue a robusta estratégia de desenvolvimento sustentável em alinhamento com as diretrizes globais do grupo Sumitomo Rubber no mundo.

A empresa enfatiza que a maior geração de resíduos são os de borracha, pois está ligado diretamente ao processo produtivo de pneus e representa 60% de todo o resíduo produzido na fábrica. O coprocessamento é a alternativa com maior relevância para o destino final dos resíduos de borracha, entretanto há novas rotas de reutilização desses resíduos em outros produtos compostos por borracha, como peças, tapetes e lonas. O desafio é retornar todo o resíduo de borracha em outras aplicações e aumentar a circularidade do material.

Até mesmo o carbono, que é uma das principais matérias prima para produção do pneu, também é reutilizado por uma empresa terceirizada no processo de produção de tintas.

Além da reutilização dos resíduos sólidos, a empresa também trata os efluentes produzidos, inclusive o efluente doméstico. A fábrica conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto em que todo o efluente é tratado e parte é reutilizado na própria fábrica. A empresa também está investindo em novos equipamentos que estão em testes para aumentar ainda mais eficiência deste sistema e garantir maior reuso de água.

A empresa cita que o maior desafio era reutilizar o resíduo dos sanitários, como papel usado. Atualmente, este resíduo é enviado para compostagem método de reciclagem de resíduos orgânicos, e são reaproveitados para fertilizar o solo.

“Desde o início das operações da fábrica, buscamos as melhores práticas para destinação de resíduos e estamos empenhados em gerar valor na economia, e aumentar a vida útil desses materiais. Além de promover ações responsáveis em todas as etapas de produção, fazemos parte da Reciclanip que é uma entidade responsável pela destinação de pneus pós-consumo, e desde sua criação mais de 5.9M de toneladas de pneus receberam um destino ambientalmente correto. Com essas práticas, impactamos positivamente a sociedade e garantimos que as nossas operações não irão impactar as próximas gerações.”, afirma Rafael Janiski, Gerente de GA (General Affairs) e HSE (Health, Safety & Environment) da Sumitomo Rubber do Brasil.

Aguarde...

ou
ou